De modo a garantir a participação das turmas escolares no projeto, e uma vez que a disponibilidade de transporte para algumas escolas costuma ser um fator limitante para a realização de visitas de estudo, o presente projeto, pretende apoiar 12 turmas escolares que adiram a algum dos projetos com o transporte necessário para realizar a visita de estudo.
DESCOBRIR E DIVERTIR-SE
Atividades disponibilizadas para escolas do 1º ciclo da Ilha de São Miguel e, quando possível por videoconferência, a escolas de outras ilhas dos Açores, atividades lúdicas e educativas que visem a descoberta do património natural das ilhas e dos problemas ambientais que o ameaçam.
De onde vem a água que eu bebo?
Os alunos irão construir o ciclo da água a partir de vários elementos que lhes serão distribuídos e que entregarão à medida que se fale sobre eles para descobrir de onde vêm a água até a nossa torneira.
Onde vão os meus residuos?
Jogo, em que cada aluno terá um cartão com a figura de um resíduo. Primeiro, analisaram qual o contentor em deverá ser depositado. Depois será feita uma corrida por equipas para colocar os residuos nos contentores corretos.
Jogo:
O emaranhado de ouro
Neste jogo, os alunos vivenciam as experiências de algumas espécies marinhas, passando por vários obstáculos devido à presença de lixo marinho.
Conheces o morcego dos Açores?
Apresentação com recurso a um modelo de cartão, onde as crianças vão colando as partes constituintes do morcego, enquanto se fala sobre a espécie, dos seus benefícios, mitos e ameaças.
À descoberta das aves dos Açores
Após apresentação das aves dos Açores e as suas caracteristicas, os alunos desenham a ave com que mais se identificaram e os colegas tentarão adivinhar as espécies desenhadas por cada um.
À descoberta das Plantas dos Açores
Os alunos poderão tocar, cheirar e conhecer as plantas dos Açores e conhecer as suas características mais evidentes-
Depois, as plantas utilizadas poderão ser colocadas no jardim da escola.
PROJETOS
Propostas de projetos, para turmas do 2º, 3º ciclo e Secundário/Ensino profissional, com atividades em sala de aula e visitas de estudo que incentivem a curiosidade através da experimentação e pesquisa por parte dos alunos possibilitando ações com mais do que uma sessão ao longo do ano letivo sobre cada uma das temáticas do projeto.
Rota da Água
Temática: “Água de qualidade, recurso natural a proteger”
Sessão I | Sessão experimental em que os alunos realizarão várias experiências sobre o ciclo da água e as suas características
Sessão II | Visita de estudo à Ribeira dos Caldeirões para identificação dos conceitos aprendidos em sala de aula.
Sessão III | Sessão de conclusão com revisão de conteúdos e identificação de ações pessoais e comunitárias para a conservação do recurso água.
Onde vão os meus residuos?
Temática: “Lixo Marinho, Resíduos Urbanos e Economia Circular”
Sessão I | Sessão experimental sobre o problema do lixo marinho e o tratamento dos resíduos, incluindo resíduos orgânicos.
Sessão II | Visita de estudo para limpeza de praia ou ribeira e a visita às instalações da MUSAMI para conhecer o tratamento que é dado a estes resíduos
Sessão III |Atividade de conclusão com identificação de ações para a minimização do problema dos resíduos urbanos.
Quem vive à noite?
Temática: “Poluição Luminosa”
Sessão I | Sessão teórico-prática sobre a biodiversidade noturna (aves marinhas, morcegos e borboletas noturnas) e o problema da Poluição Luminosa.
Sessão II | Percurso a pé para análise das luminárias existentes e identificação de colónias de morcego dos Açores.
Sessão III | Atividade de conclusão com identificação de ações pessoais e comunitárias para a minimização do problema da poluição luminosa.
Biodiversidade dos Açores
Temática: Biodiversidade
Sessão I | Sessão teórico/prática sobre identificação de flora e fauna dos Açores com recurso ao desenho para fixação de conteúdos.
Sessão II | Visita de estudo ao Centro Ambiental do Priolo com percurso interpretativo no jardim de endémicas para observação de Flora e Fauna dos Açores
Sessão III | Sessão de conclusão com identificação das ameaças que sofre a flora e fauna dos Açores e ações pessoais e comunitárias para a minimização do problema.